A importância da OAB

  • Post last modified:06/08/2021
  • Post category:Pense Direito / OAB
You are currently viewing A importância da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB é a única entidade de classe prevista na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – CF/88.

Com essa estatura constitucional, à OAB foi delegada a defesa das prerrogativas do advogado, o qual, segundo o art. 133 da própria Constituição, é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão.

A OAB também indica membros para a composição do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, além de membros para comporem os diversos Tribunais de Justiça do país.

A importância da OAB é tamanha que a Constituição também conferiu à OAB a legitimidade para propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade, no controle concentrado de constitucionalidade das normas infraconstitucionais.

A OAB é responsável pela defesa da Constituição e dos direitos e garantias fundamentais do cidadão. Ainda, zela pela qualidade da própria advocacia, aplicando o exame de ordem e definindo as suas diretrizes, para que a sociedade tenha bons profissionais no mercado da advocacia.

Entenda mais no vídeo.


  • Acesse o meu site. Siga o meu perfil no Instagram e curta minha página no Facebook para receber conteúdos jurídicos atualizados diretamente no seu feed. Siga-me também no Jusbrasil.

    Lucas Cotta de Ramos

    👨🏻‍💼 Advogado, professor e autor de artigos jurídicos.