Advogado, você deveria começar a anunciar no Google AGORA!

Advogado, você deveria começar a anunciar no Google AGORA!

Muitos colegas se formam e acreditam sinceramente que basta abrir o escritório que os clientes aparecerão magicamente.

Mal imaginam que a advocacia não é mais como antigamente. O número alto de advogados no país (mais de 1 milhão) inevitavelmente aumenta a oferta, o que dilui a demanda dos clientes por essa oferta massiva de profissionais da área jurídica, tornando mais dificultosa a captação de clientela, sobretudo para aqueles que estão iniciando no mercado de trabalho.

Não faz mais sentido que o advogado moderno acredite que os clientes irão cair de paraquedas no escritório, porque isso não acontece e, sinceramente, você provavelmente já constatou essa situação.

Dito isso, como deve proceder o advogado que recém ingressou no mercado ou mesmo aquele que, embora mais antigo, deseja aumentar a captação de clientela?

Anuncie no Google

Sim, é simples e direto. Anunciar no Google pode fazer com que seus resultados na advocacia aumentem exponencialmente.

Com os conhecimentos necessários, você consegue direcionar todas as pessoas que pesquisam por palavras como “advogado” em uma determinada região para o seu site ou redes sociais. Consegue também abranger a captação para todo o seu estado ou até mesmo todo o país, o que é ideal se você pretende se firmar como especialista em algum ramo do Direito e deseja abranger sua captação para nível regional ou nacional.

Você pode, por exemplo, anunciar para todas as pessoas que pesquisem por “advogado em direito digital” ou “advogado trabalhista” em todo o Estado de Minas Gerais (que é o meu estado) ou mesmo no Brasil.

Com as tecnologias atuais, você pode atender o seu cliente inteiramente por videoconferência e peticionar eletronicamente, tornando obsoleta a necessidade de um escritório físico para trabalhar.

Enfim, as possibilidades de se captar clientes anunciando no Google são imensas.

E a questão ética?

Você provavelmente está se perguntando se anunciar seus serviços no Google seria antiético ou algo do tipo. Fique tranquilo. Embora haja alguma mínima divergência entre parte das seccionais da OAB sobre o tema, a maioria delas entende que não configura propaganda irregular o anúncio simples do seu nome como advogado, telefone, site e endereço do escritório, sobretudo se o seu anúncio se restringir a texto e não incluir recursos gráficos apelativos, conforme você pode conferir neste link.

Aliás, seguindo essas regrinhas básicas, eu mesmo anuncio no Google há um tempo com tranquilidade, conforme você pode ver abaixo:

E tem resultado?

Desde que comecei a anunciar no Google, obtive alguns resultados. Um número considerável de clientes pesquisou por “advogado” nas redondezas da cidade onde atuo e encontrou o meu número de WhatsApp. Consegui fechar contratos com alguns desses clientes que, com certeza, já pagaram e muito os pequenos valores que gastei anunciando.

No balanço geral, valeu muito a pena, embora eu tenha que ser sincero contigo e dizer que não é nada milagroso. O meu êxito nos anúncios foi aumentando conforme eu passei a entender melhor a estrutura do Google ADS, que é a ferramenta de anúncios do Google.

Como fazer?

Eu comecei anunciando no Google por conta própria, sem qualquer curso ou algo do tipo. Confesso que desperdicei algum dinheiro, pois não entendia a estrutura da ferramenta.

Foi aí que eu descobri um curso de Google ADS do colega advogado, o Professor Cristiano. Vi que existe todo um ecossistema de colegas advogados que também anunciam e que vêm tendo ótimos resultados, ajudando-se mutuamente.

Então assisti algumas aulas e coloquei em prática, o que fez meus resultados melhorarem consideravelmente, conforme você pode ver abaixo:

Eu sempre pergunto aos clientes onde foi que conseguiram o meu número, se por indicação ou pelo Google, até mesmo como forma de manifestar minha gratidão às pessoas que porventura me indicaram ou para otimizar meus investimentos no Google ADS.

Conclusão

Enfim, eu acredito que o Google ADS seja excelente para nós, advogados, e recomendo bastante o curso do professor Cristiano, que sinceramente foi um divisor de águas na minha advocacia.

Nós, advogados, temos que aprender a nos unir mais, e é por isso que eu compartilho essas dicas com vocês, já que penso que quando nos ajudamos não ganhamos concorrentes, mas sim parceiros.

Caso queira o link do curso de Google ADS do Professor Cristiano, é este aqui.

Fique em paz!


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    Lucas Cotta de Ramos

    👨🏻‍💼 Advogado, professor e autor de vários artigos e textos jurídicos

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