Você já ouviu falar no Dia do Pendura? Sabe o que esse dia tem a ver com os advogados e estudantes de Direito?

You are currently viewing Você já ouviu falar no Dia do Pendura? Sabe o que esse dia tem a ver com os advogados e estudantes de Direito?

No dia 11 de agosto de 1827 foi aprovada, por Dom Pedro I, a lei que criou os Cursos de Direito no Brasil. A partir de então, nessa mesma data comemora-se tanto o dia do estudante de Direito como também o dia do advogado.

Em razão da criação dos cursos jurídicos, um hábito tomou forma nos arredores das faculdades de Direito: os estudantes e advogados, todo dia 11 de agosto de cada ano, comiam e bebiam de graça nos bares e restaurantes, o que era não só tolerado, como também incentivado, pelos donos dos estabelecimentos, diante da honra que era, à época, ter pessoas de tão alta nobreza, social ou intelectual, presentes em seus recintos.

Sagrou-se, então, o chamado “Dia do Pendura”. No vídeo abaixo, entenda mais sobre o tema e suas implicações atuais inclusive no Direito Penal.


  • Acesse o meu site. Siga o meu perfil no Instagram e curta minha página no Facebook para receber conteúdos jurídicos atualizados diretamente no seu feed. Siga-me também no Jusbrasil.

    Lucas Cotta de Ramos

    👨🏻‍💼 Advogado, professor e autor de artigos jurídicos.