Saiba como renegociar suas dívidas com base na lei do superendividamento

Você está visualizando atualmente Saiba como renegociar suas dívidas com base na lei do superendividamento

A lei nº 14.181/2021 alterou o Código de Defesa do Consumidor para incluir um capítulo inteiro dedicado à prevenção e ao tratamento do chamado superendividamento.

Sabemos que o Brasil é um dos países com mais pessoas endividadas no mundo e, na pandemia, esse número chegou ao maior patamar nos últimos 11 anos, tudo em decorrência da crise econômica ocasionada.

Assim, a referida lei veio em boa hora, iniciando pela conceituação do superendividamento, termo que, até então, pairava sobre algumas incertezas. Veja que, para o art. 54-A, § 1º, do CDC, “Entende-se por superendividamento a impossibilidade manifesta de o consumidor pessoa natural, de boa-fé, pagar a totalidade de suas dívidas de consumo, exigíveis e vincendas, sem comprometer seu mínimo existencial, nos termos da regulamentação”.

A lei, portanto, decidiu proteger apenas o consumidor natural, excluindo o consumidor pessoa jurídica (embora o CDC, noutros aspectos, também possibilite classificar até mesmo pessoas jurídicas como consumidores) e, aliás, estabeleceu expressamente que é protegido apenas o consumidor que age de boa-fé, de modo que aqueles que fazem dívidas para “ostentar” certamente não serão beneficiados pela norma, o que vejo como um aspecto positivo da legislação.

Ainda, abrangeu-se a possibilidade de renegociar as dívidas, o que, recomenda-se, deve ser feito mediante o assessoramento de um advogado de confiança, pois é ele o profissional capacitado para identificar eventuais cláusulas abusivas e, assim, aumentar as chances do consumidor de conseguir um bom acordo para quitar seus débitos.

Entenda mais sobre as alterações no vídeo abaixo:


Link deste post no nosso site:


▶️ Confira nosso curso sobre Ciências Criminais.

🌎 Acesse o nosso site e fique por dentro do mundo do Direito.

🔗 Siga o nosso perfil no Instagram, interaja conosco e veja as notícias mais recentes sobre o Direito.

👨🏼‍🏫 Veja os cursos que lecionamos.

📧 Assine nossa newsletter para receber conteúdo jurídico atualizado diretamente no seu e-mail.

📒 Veja os livros que recomendamos.

💭 Sugira um assunto para ser abordado em texto, vídeo ou podcast.

Acesse a Comunidade Penal, um curso por assinatura no qual você terá acesso a um vasto conteúdo abrangendo as Ciências Penais, com aulas teóricas sobre Direito Penal e Processo Penal. Abrange também aulas de Prática Forense Penal, disciplina essa às vezes esquecida pela maioria das faculdades de Direito do Brasil.


Lucas Cotta de Ramos

👨🏻‍💼 Advogado, professor e autor de artigos jurídicos.