Você sabe o que fazem os sindicatos?

You are currently viewing Você sabe o que fazem os sindicatos?

Os sindicatos desempenham relevantes funções no Brasil. O Poder Público não pode interferir na sua organização, tamanha a independência que a Constituição Federal conferiu a eles. Ainda, aos sindicatos incumbe o seguinte: a defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais de suas respectivas categorias, inclusive em questões judiciais ou administrativas; obrigatoriamente, a participação nas negociações coletivas de trabalho; legitimamente, na forma da lei, a denúncia de irregularidades ou ilegalidades dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário perante o Tribunal de Contas da União – TCU.

É importante salientar, também, que ninguém é obrigado a filiar-se ou manter-se filiado a sindicato e, mais recentemente, com a reforma trabalhista, ninguém é obrigado a recolher contribuição sindical.

Ademais, as confederações sindicais, que são o grupo de federações sindicais que, por sua vez, são o grupo de sindicatos, podem, de acordo com o art. 103 da Constituição Federal, demonstrando pertinência temática, propor as chamadas ações de controle concentrado de constitucionalidade, como a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade. Como exemplo, temos a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, que ajuizou no STF a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF 54, que concluiu que não é crime o aborto de feto anencéfalo.

Entenda mais sobre os sindicatos no vídeo abaixo:


Link deste post no meu site:


🌎 Acesse o meu site.

🔗 Siga o meu perfil no Instagram e curta minha página no Facebook para receber conteúdos jurídicos atualizados diretamente no seu feed. Siga-me também no Jusbrasil.

👨🏼‍🏫 Veja os cursos que leciono.

⬇️ Entre na lista de transmissão.

📧 Assine nossa newsletter para receber o conteúdo por e-mail.

📒 Veja os livros que recomendo.

💭 Sugira um assunto para abordarmos em texto, vídeo ou podcast.


Lucas Cotta de Ramos

👨🏻‍💼 Advogado, professor e autor de artigos jurídicos.